Quer iniciar uma proposta de parceria ou referenciamento com outro(a) corretor(a) RE/MAX? O iList torna esse processo simples e estruturado para que você possa registrar todos os negócios que realizar com outros agentes da rede. Siga o passo a passo abaixo para criar uma proposta clara, completa e com maiores chances de aceitação:
1. Usando o menu lateral esquerdo, passe o mouse pela opção “Parcerias e Referenciamentos” e clique em “Novo Referenciamento”;
2. Você será redirecionado para uma nova tela, na qual deverá localizar o(a) Corretor(a) Associado(a) que gostaria de trabalhar.
Existem algumas formas de identificar um agente: por localização, por idioma falado, por especialização ou até mesmo utilizando um campo aberto, que poderá ser preenchido com o nome de uma unidade RE/MAX, por exemplo.
Print com destaque para a opção “Novo Referenciamento” do módulo de Parcerias e Referenciamento.
3. Após identificá-lo, basta clicar na caixa de seleção localizada ao lado da fotografia do agente e clicar em “Seguinte”;
4. Na próxima tela, insira um número considerável de informações. Isso ajuda o corretor de destino a entender melhor a proposta antes de aceitá-la ou recusá-la.
5. Em Tipo de Referenciamento, indique qual cliente você está representando:
Para venda:
Comprador (interessado em comprar um imóvel)
Vendedor/Proprietário (interessado em vender um imóvel)
Para alugar:
Locatário (interessado em alugar um imóvel)
Proprietário (interessado anunciar seu imóvel para locação)
Outros
6. Ainda nesta área, você também deve indicar qual tipo de referência você deseja:
Taxa de Referenciamento: para situações de referenciamento/indicação;
Comissão Compartilhada: para situações de parcerias (enquanto um corretor representa a captação, outro representa a venda);
Outros.
7. Em Acordo de Taxa e Detalhes, você deve especificar a taxa que deseja nesta parceria ou referenciamento - em porcentagem, reais ou dólares. Isso garante clareza nas condições da parceria.
8. Na lateral, você deve obrigatoriamente escrever um comentário para o corretor de destino. Seja claro e aborde todos os dados importantes — lembre-se de que vocês não estarão conversando pessoalmente. Informações bem detalhadas evitam mal-entendidos.
9. Em Preferências, você poderá detalhar algumas necessidades específicas do seu cliente. Este campo é opcional, mas recomendado em situações como:
Quando estiver representando um comprador interessado em imóveis localizados em uma região específica (você pode incluir o endereço completo);
Quando estiver indicando um cliente proprietário.
Outras informações que podem ser inseridas: finalidade do imóvel (residencial ou comercial), número mínimo e máximo de dormitórios, faixa de preço, motivação e prazo do cliente.
10. Em Contato com o cliente, você poderá adicionar os detalhes do contato que você está representando ou que deseja repassar para o corretor de destino. Caso você já tenha este lead no menu de Contatos do iList, basta procurar por seu nome, clicar sobre ele e finalizar em “Atribuir contato”. Caso contrário, você poderá criar uma nova ficha para um lead.
11. Em Propriedade, você poderá indicar o ID de um imóvel já existente no iList. Este é um ótimo campo quando você representar um cliente comprador e quiser já indicar para seu potencial parceiro qual o imóvel dele que seu cliente ficou interessado. Para isso, basta selecionar o país de localização do imóvel e adicionar seu ID. Lembre-se: o imóvel precisar estar aprovado para ser adicionado à proposta.
Print com destaque para as áreas de atribuição de contatos existentes ou criação de novos, assim como local para adicionar ID do imóvel.
Ao adicionar os dados do cliente e/ou do imóvel, essa será a visão.
12. Por fim, basta clicar em “Salvar”.
Esta proposta será enviada ao Corretor e ele poderá aprová-la, recusá-la ou retornar a proposta com alguma modificação, como alteração na taxa de comissão, por exemplo.